Este ano as comemorações do 25 de Abril vão ser alargadas a todo o mês de Abril. Grande programa este! e Grande Aposta! no 38.º ano de Democracia. O próprio programa mostra os valores de Abril! São sempre os mesmos às mesmas! Realmente prima pela diversidade. Se não fossem alguns grupos e Associações, porque não são só Associações! as comemorações eram apenas a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que este ano mereceu os votos contra da bancada da CDU.
“Abril mês da Liberdade”
Na apresentação pública do programa das comemorações do 25 de Abril, o Sr. Presidente da Câmara referiu “Queremos que o 25 de Abril seja um movimento de reflexão colectiva
das conquistas históricas do povo português,numa conjuntura em que as pessoas e os seus direitos estão a ser alvo de uma ofensiva alargada em nome da crise económica.” numa mesa de ilustres convidados "alusivos" ao tema.
Pergunto, onde está esse movimento de reflexão das conquistas? Foi com essa reflexão que na última Assembleia Municipal votaram contra a atribuição de medalhas da liberdade a verdadeiros lutadores do Fascismo? Como foram João Sanfona e Manuel Vital? Costuma-se dizer que o tempo é bom conselheiro, mas aqui não foi o caso. Passados estes anos, tantos os que temos de democracia, nada aprenderam, possivelmente não sabem refletir!? Há memórias que não podemos esquecer e os Homens que vão ser homenageados, lutaram verdadeiramente pela liberdade. Estiveram presos vários anos, sem saír da prisão, porque “não deram com a língua nos dentes” e depois da conquista de Abril continuaram a lutar pela liberdade. Estes homens nunca viveram em liberdade, não lhes foi dada essa oportunidade em Alpiarça. E nem agora, passados estes anos, os “comunistas de Alpiarça” se abstiveram ou votaram favoravelmente. Dizem que tem que ver com coisas do passado. Efetivamente, assim é! Foram ameaçados de morte, várias vezes, alto e bom som, e não foi pela PIDE. E um morreu assassinado, depois de resistir a várias torturas na cadeia, e já em “Democracia”, mas que não em Alpiarça, claro!
E cá vamos andando, continuando a votar contra o reconhecimento e o mérito destes grandes Homens, os verdadeiros anti-fascistas, mostrando como somos íntegros!? E muito democratas, verdadeiros valores de liberdade e igualdade, e muito congruentes. Protagonismo, isso sim, ou melhor, oportunismo! Porque será que votaram contra? Penso que não é preciso fazer um desenho"!
Onde está a defesa dos direitos do povo? Ou isso também tem que ver com questões económicas.
Para esclarecimento de todos, os socialistas em Assembleia Municipal abstiveram-se na atribuição de medalhas em 2010 e o ano passado com 3 abstenções e os restantes votaram a favor. Consultem as atas e vejam!
Não venham cá com cantigas de grandes defensores da liberdade e igualdade ou de defesa de direitos. Estes valores praticam-se, não se divulgam.
Pergunta-se, o que é que já conquistaram? Dizem-se contra o capitalismo! São os primeiros a pô-lo em prática. Veja-se o que já fizeram em Alpiarça!
De uma leitora
Autoria e outros dados (tags, etc)