Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Posição Pública da Comissão Concelhia do PCP

por Noticias do Ribatejo, em 10.01.12


Enviado por João Osório, recebemos, com fins de publicação,  uma “posição pública” enviada pela Comissão Politica do PCP, que abaixo publicamos na íntegra.





Incumbe-me a Comissão Concelhia do PCP de junto enviar a V Ex.ª, a posição publica, sobre o Blog Jornal Alpiarcense.
Com os melhores cumprimentos
pela Comissão Concelhia
João Osório


JORNAL ALPIARCENSE. UMA CLARIFICAÇÃO QUE SE IMPÕE
Posição da Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP
O Jornal Alpiarcense é um blogue que se define como um órgão de informação geral, vocacionado para o sumário da informação local, independente e pluralista, cuja linha de publicação está aberta a todos os pensamentos e ideologias politicas e sociais.
O seu responsável afirma ainda que a credibilidade e transparência de todos os artigos e respectiva colaboração publicada não permitem a publicação de comentários ofensivos.
Acontece que desde 2009, altura em que a CDU venceu as eleições autárquicas no concelho, esse blogue que se faz passar por um órgão de comunicação social, tem alimentado todo o tipo de calúnias e inverdades, ao mesmo tempo que fabrica sistemática e deliberadamente textos a que chama de notícias.
Alguns exemplos:
- Promoveu, incentivou e deu cobertura a uma pretensa manifestação contra a Câmara
Municipal, marcada para o dia 5 de Outubro. Deu-se ao trabalho de ouvir figuras do PS e do PSD sobre a dita manifestação. Curiosamente não quis ouvir ninguém da CDU e não deu a notícia sobre a manifestação que, afinal não teve nem uma única pessoa!
- Engrossou o coro dos apelos à participação indignada dos Alpiarcenses na Assembleia
Municipal para fazerem ouvir a sua voz face á homenagem que foi promovida pelo Município a Lima Fernandes. Ninguém apareceu. O Jornal nada disse!
- Através deste blogue já foram lançados sete (7) potenciais candidatos à CM, dos quais cinco (5) são da CDU, para virem a concorrer contra a CDU!
- Amplificou a calúnia lançada pelo PS, de que os próprios vereadores do PS se demarcaram, de que as viaturas da CM andavam sem seguro.
- Amplificou calúnias e comentários a propósito da alegada utilização de viaturas da autarquia para iniciativas partidárias, o que é completamente falso!
- O quadro de pessoal da CM diminuiu. As despesas do Gabinete de Apoio diminuíram. O Jornal continua a publicar o contrário.
- O Centro Escolar foi inaugurado, no Jornal pode ler-se que o Presidente da CM não
inaugurou nenhuma obra, nem vai inaugurar!
Durante este já longo período, o seu autor e a generalidade dos seus alegados colaboradores têm recorrido aos ataques pessoais, à difamação e á calúnia, quer do PCP e dos seus órgãos no concelho, quer da CDU, dos seus eleitos e activistas.
Os limites do debate e da confrontação políticas, saudáveis em democracia, foram há muito ultrapassados.
Ao contrário do que afirma, o referido blogue não é plural, porque de há muito, censura opiniões e comentários que lhe não são favoráveis e não cumpre as mais elementares regras de respeito entre as pessoas, independentemente da sua opção política. A prová-lo estão as centenas de comentários feitos nesse blogue, a coberto do anonimato, onde a não permissão de comentários ofensivos não passa de conversa fiada.
O referido blogue arvora-se ainda em entidade que se julga no direito de se imiscuir nos assuntos internos do PCP e da CDU, que só a esta força política dizem respeito.
Coloca-se sistematicamente em bicos de pés, como se de um órgão de informação se tratasse, coisa que efectivamente não é.
Assim, a Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP decidiu tornar público o seguinte:
- Formalizar a decisão de não alimentar as polémicas semeadas por esse blogue, ignorando-o.
- Manter o princípio de não comentar, esclarecer ou responder a pretensas notícias ou
comentários que se escondem no anonimato.
- Tomar as decisões consideradas adequadas no sentido da salvaguarda do bom-nome quer da PCP e da CDU, quer dos seus eleitos e activistas.
A Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP esclarece ainda que, para além das iniciativas do PCP e da CDU, das tomadas de posição e declarações públicas dos seus órgãos, não se revê nas posições de alegados membros desta força política, que em determinados momentos surgem na blogosfera.

Alpiarça, Janeiro de 2012"


NR:  Publicamos esta “Posição da Comissão Concelhia de Alpiarça”, não que a isso sejamos obrigados, porque como diz o PCP e muito bem, que passamos a citar: “ O Jornal Alpiarcense é um blogue que se define como um órgão de informação geral, vocacionado para o sumário da informação local, independente e pluralista, cuja linha de publicação está aberta a todos os pensamentos e ideologias politicas e sociais” e o “seu responsável afirma ainda que a credibilidade e transparência de todos os artigos e respectiva colaboração publicada não permitem a publicação de comentários ofensivos” e porque o Jornal Alpiarcense está “ABERTO A TODOS OS PENSAMENTOS E IDEOLOGIAS POLITICAS E SOCIAIS” por respeito aos nossos leitores publicamos então a “Posição do PCP”.
Quanto às acusações e demais acrescentos é-nos indiferente o que é dito porquanto não alinhamos em politiquices partidárias e muito menos alimentamos polémicas de quem pensa que o Jornal Alpiarcense tem que estar ao serviço do PCP.
Quanto ao esclarecimento da “Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP” de não se rever em certas noticias que surgem “em determinados momentos na blogosfera” é problema do PCP como é problema nosso não nos revermos, nem acreditarmos nas noticias divulgadas pela blogue do Partido Comunista e muito menos nos blogues anónimos.
É esta a diferença entre o Jornal Alpiarcense e o Blogue da CDU/PCP e outros seus apêndices para no anonimato atacarem tudo e todos não permitindo sequer a publicação de comentários quando neste jornal existe toda a liberdade de expressão coisa que o PCP tem dificuldade em aceitar.
Resta-nos sugerir que a “Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP”, que se sente tão incomodada com as criticas que aqui são publicadas, deixe de ler o “Jornal Alpiarcense” (que até agradecemos) como nós não lemos os blogues comunistas porque gostamos de ser isentos e democratas.
Como nota fina, resta-nos informar de que Jornal Alpiarcense terá sempre as suas páginas disponíveis para a CDU/PCP porque continuamos a defender a liberdade de expressão para além de estar aberto a todos os pensamentos e ideologias politicas.
Se não quiserem é um problema da denominada comissão.
Considere-se encerrado o tema.
O Administrador
António Centei

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:50



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D